Inframoura

Espaços Verdes de Vilamoura Regados com Água Reaproveitada

29/05/2023
Espaços Verdes de Vilamoura Regados com Água Reaproveitada
Espaços Verdes de Vilamoura Regados com Água Reaproveitada

Sabia que a Inframoura reutiliza água proveniente no subsolo, para a rega do espaço público?

Conscientes que o problema da escassez de água é uma realidade cada vez mais próxima, a Inframoura, de modo a usar eficientemente os recursos hídricos, implementou, desde 2014, um sistema de uso de água não potável para os sistemas de rega dos espaços verdes públicos.

Este sistema resulta do aproveitamento da água que se encontra nos lençóis freáticos elevados, provenientes dos canais do Golfe, tendo sido, até o momento, aproveitados cerca de 30.000 m3 de água por ano para uma área de abrangência de 50 162 m2 (desde a rotunda da Estrada de Albufeira até ao Posto 2), cuja previsão será de uma poupança de mais 36 piscinas olímpicas por ano.

É importante salientar que como este sistema de rega é gerido em função da área a regar e da água disponível, as horas e tempos de rega devem ser minuciosamente calculados para permitir regar quando existe água disponível. Desta forma, podem ocorrer situações atípicas de rega a horas não tão convencionais.

Para além disto, foi também implementado um sistema de telegestão da rega que, através da permanente monitorização, gere a abertura e fecho dos vários circuitos de rega e adapta o volume de água a regar, consoante o estado climatérico e as necessidades. Isto permite reduzir o consumo de água em pelo menos 35%, contribuindo, também, para a redução de energia.